A Memória da Eletricidade e a Fundação Memória do Transporte (FuMTran) formalizaram, nesta segunda-feira (1º), um Acordo de Cooperação Técnica focado na preservação da memória e dos acervos históricos de ambos os setores.

A parceria estabelece o intercâmbio de conhecimentos, metodologias e experiências em gestão documental, difusão cultural e educação patrimonial. O acordo também pavimenta o caminho para iniciativas conjuntas, incluindo a integração de acervos, o desenvolvimento de novas publicações e a realização de exposições.

O documento foi assinado durante uma visita institucional na sede da FuMTran, em São Paulo, que reuniu o presidente da Memória da Eletricidade, o engenheiro Alberto Jardim, e a diretoria da Fundação, representada pelo seu presidente, Antonio Luiz Leite, o vice-presidente Adalberto Panzan Jr., e o diretor executivo Eduardo Jacsenis.

Para Jardim, a integração entre os setores é fundamental para entender a infraestrutura brasileira. “A aproximação entre as duas instituições fortalece a compreensão do papel dessas áreas na formação do Brasil contemporâneo”, destacou.

O presidente da FuMTran endossou a interdependência técnica e histórica entre energia e transporte. “Todas as construções de usinas e geradoras do setor elétrico foram viabilizadas pelo transporte. Nosso objetivo é deixar um legado a curto, médio e longo prazo; é uma parceria que trará documentos que se tornam ensino e fontes históricas”, afirmou Leite.

Sobre as instituições A Memória da Eletricidade atua na organização e difusão do patrimônio histórico, cultural e documental do setor elétrico brasileiro. Já a FuMTran dedica-se à conservação de acervos, pesquisas e documentários para promover o reconhecimento e a história do setor de transportes no Brasil.

Fonte: Estadão Conteúdo / Memória da Eletricidade