A Prefeitura de Santos e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) assinaram um acordo de cooperação técnica focado na valorização da memória esportiva e no fomento ao turismo local. O projeto, centrado no Museu Pelé, localizado no bairro do Valongo, tem duração inicial de 12 meses, com possibilidade de prorrogação por até cinco anos.
Parceria prevê intercâmbio de acervos históricos
A parceria não envolve transferência de recursos financeiros públicos ou privados entre as instituições. O trabalho conjunto tem como foco exclusivo o intercâmbio cultural e o compartilhamento de patrimônio histórico.
Em contrapartida à disponibilização de itens por parte da confederação, a administração municipal auxiliará a CBF no processo de catalogação e preservação de seu próprio acervo esportivo.
Novas exposições e eventos
Com a oficialização do acordo, o Museu Pelé passará a abrigar novos itens oriundos do acervo permanente da CBF. Peças como camisas históricas, medalhas e troféus conquistados pela Seleção Brasileira integrarão as exposições temporárias e permanentes da instituição santista.
Além da exibição de relíquias, o espaço sediará uma série de ações conjuntas organizadas pela CBF, o que inclui a realização de palestras, cursos rápidos e entrevistas coletivas.
Expectativa de impacto no comércio e turismo local
De acordo com o poder público municipal, a iniciativa visa fortalecer a identidade histórica da cidade e aumentar o fluxo de visitantes. A expectativa da Secretaria de Turismo de Santos é que a movimentação gerada pelo acordo impacte diretamente o setor hoteleiro, os restaurantes e o comércio da região do Centro Histórico.
Para o diretor executivo da CBF, Helder Melillo, a escolha do Museu Pelé para abrigar parte do acervo e as ações da entidade reforça o compromisso com a preservação da história do esporte no país.
Fonte: Diário do Litoral